quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Vários artistas dentro de um grande homem

Amor_nas_palavras_ditas_por_ti_by_1perfectmind_large

184180_267795443234243_100000113678281_1229224_250263_n_large

Nunca fui muito interessada por gramática,mais sempre amei as aulas de redação e literatura. E minha última aula me surpreendeu,a professora começou conosco o assunto "A literatura portuguesa do século XX",claro,depois de Camões um dos grandes poéticos que marcaram o cenário português com suas belas poesias,contos e dramas foi o Caleidoscópio poético Fernando Pessoa. Me encantei com ele.
Ele criava biografias e nomes diferentes,e cada poesia que fazia atribuia e assinava com os nomes que criava,por isso que ele ficou conhecido como Caleidoscópio(pra quem não sabe é aquele cilindro que tem vários espelinhos coloridos grudado dentro dele,dá uma impreensão iluminista montando várias figuras).
Fernando Pessoa era considerado assim,porque ele era vários dentro de um só. É mais ou menos como se ele fosse o Johnny Depp da poesia,com vários personagens mas sendo ele mesmo.
E pra mostrar o quão belo era sua marca eis aqui umas poesias suas:

Multipliquei-me,para me sentir,
Para me sentir,precisei sentir tudo.
Transbordei,não fiz senão extravasar-me,
despi-me,entreguei-me,
E há em cada canto da minha alma um altar a um deus diferente.

Álvaro de Campos heteronomío de Fernando Pessoa



Creio no mundo como num malmequer
Porque o vejo. Mas não penso nele
Porque pensar é não compreender...

O Mundo não se faz para pensarmos nele
(Pensar é estar doente dos olhos)
Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo...

Eu não tenho filosofia: tenho sentidos...
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe por quem ama,nem o que é amar...

Amar é a eterna inoscência,
E a única inoscência não pensar...

Alberto Caeiro heteronomío de Fernando Pessoa

Tumblr_lo142sos791qcl8j1o1_500_large

Imag030202%25255b1%25255d_large

O mistério das cousas? Sei lá o que é mistério!
O único mistério é haver quem pense no mistério

Alberto Caeiro heteronomío de Fernando Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário